Apoio Psicopedagógico

O apoio psicopedagógico atuará com o propósito de enfatizar condições eficazes de aprendizagem do discente, detectando dificuldades de apropriação do conhecimento.

Esses profissionais trabalham as relações hierárquicas, a parceria, a comunicação, investigam as queixas e auxiliam os profissionais que estão atuando com os sujeitos que não estão conseguindo aprender, assim como, assistem-os com relação ao fato de estarem se profissionalizando e não reconhecerem-se como futuros profissionais nas áreas de atuação.

É imprescindível trabalhar o homem em sua relação consigo mesmo e com o mundo, visando à melhoria da Instituição como parceira e não como rival.

Especificamente, o Psicopedagogo Institucional, no Ensino Superior poderá priorizar a sua atuação:

  • Na intervenção, visando à solução dos problemas de aprendizagem, tendo como enfoque o Aprendiz e a Instituição de Ensino.
  • Na realização do diagnóstico e intervenção psicopedagógica, utilizando métodos, instrumentos e técnicas próprias da Psicopedagogia.
  • No desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, relacionados ao processo de aprendizagem e seus problemas.
  • Oferecer Assessoria Psicopedagógica aos trabalhos realizados no espaço da Instituição.
  • Orientar, coordenar e supervisionar as questões de ensino aprendizagem decorrentes da estrutura curricular.
  • Acompanhar e interferir na relação professor-aluno nos aspectos subjetivos.
  • Reorientar nas questões vocacionais.
  • Assessorar e orientar no cumprimento do Projeto Pedagógico de cada Curso.
  • Acompanhar a implementação de nova proposta metodológica de Ensino.
  • Promover encontros socializadores entre corpo docente, discente, coordenadores, corpo administrativo e de apoio, e dirigentes.
  • Acompanhar os acadêmicos com dificuldades de aprendizagem.
  • Cooperar na correção de funções cognitivas deficientes.
  • Ajudar na aquisição de conceitos básicos.
  • Proporcionar momentos de reflexão sobre a ação educativa.
  • Proporcionar melhores condições de saúde física e mental durante sua permanência na Faculdade.

O apoio psicopedagógico atuará em conjunto, com o acompanhamento pedagógico ao currículo, e buscará a formulação de um diagnóstico psicológico precoce, com objetivos centrados para identificar as dificuldades emocionais dos acadêmicos, situações de conflitos, distúrbios emocionais, realizando ações para a prevenção do estresse e identificando fatores que o potencializam na profissão.

  • Promover espaços de formação pedagógica continuada, Cursos de Extensão, de forma a qualificar os profissionais – educadores e colaboradores, no atendimento às pessoas com necessidades especiais.
  • Assessorar psicopedagogicamente os Docentes do Ensino Superior em relação à adequação das abordagens de Ensino no que se refere às peculiaridades das pessoas com necessidades especiais.