Bolsas Institucionais

A Faculdade do Vale do Araranguá proporciona variadas formas de auxílio para possibilitar o ingresso e permanência do acadêmico no Ensino Superior:

  • PROUNI – Programa Universidade para Todos: É uma política pública que favorece a inclusão social e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos (integrais e parciais) nas Instituições de Ensino Privadas para estudantes de baixa renda, variando com a disponibilidade de vagas no curso e concorrência a bolsa de estudos. Suas inscrições ocorrem 2 (duas) vezes ao ano.
  • FIES – Fundo de Financiamento Estudantil: O Fies é um programa do Ministério da Educação, destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes matriculados em Instituições Privadas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Para solicitar o financiamento, os acadêmicos deverão fazer suas inscrições no SisFIES e validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e por fim comparecer a um agente financeiro do FIES (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil).
  • UNIEDU – Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina: O UNIEDU é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria da Educação, que agrega todos os programas de atendimento aos estudantes da Educação Superior, fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual e pela lei do Fundo Social. As bolsas do UNIEDU favorecem a inclusão de jovens no ensino superior com dificuldades de realizar os seus estudos, e que atendem aos requisitos estabelecidos na regulamentação dos programas, com bolsas de estudo e de pesquisa e extensão, integrais e parciais, para estudantes residentes em Santa Catarina matriculados em Cursos de Graduação e Pós-graduação presenciais, nas instituições de ensino superior habilitadas pelo MEC ou pelo Conselho Estadual de Educação e cadastradas na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina para participarem do Programa UNIEDU. A FVA participa do Programa e concede bolsas parciais e integrais nos Cursos de Graduação por ela ofertados em Processos Seletivos específicos conduzidos pela Comissão UNIEDU no âmbito instituição.
  • Programa de Bolsas Institucionais e suas variedades: É um Programa que contribuirá para a resolução de problemas advindos às questões das desigualdades sociais, permitindo aos menos favorecidos, condições de obter Ensino de qualidade com baixo investimento dos acadêmicos. A proposta é contribuir para a formação acadêmica daqueles que comprovem dificuldades financeiras, premiar o brilhantismo acadêmico e motivar a comunidade acadêmica para atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Este Programa é regido por Regulamento próprio e institui as Políticas de Incentivo e Permanência Acadêmica.

UNIEDU

Editais

Edital UNIEDU 2017-1

Edital UNIEDU 2017-2

Edital UNIEDU 2017-1 – Resultado Parcial

Edital UNIEDU 2017-1 – Resultado Final