Nivelamento

A FVA – Faculdade do Vale do Araranguá prevê em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) ações e políticas amplas para a promoção de Educação Superior de Qualidade. Entre os fundamentos para a realização da missão da FVA e os pilares de sustentação das Diretrizes Pedagógicas dos seus Cursos, a Interdisciplinaridade assume papel indissociável ao objetivo geral da Instituição: o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias às constantes renovações no mercado de trabalho.

O diálogo entre conhecimentos e disciplinas, bandeira que defendemos no Ensino, implica a integração entre diretrizes, métodos eficazes e principalmente, sujeitos comprometidos em sua prática pedagógica. É neste campo de ação e comprometimento que o Programa de Nivelamento, como parte do planejamento anual da FVA, apresenta-se através da Coordenação de Apoio ao Estudante – Caes. Por meio de atividades pedagógicas o Programa se propõe a oportunizar a recuperação da aprendizagem ou o adiantamento dos estudos em disciplinas específicas, estas necessárias à compreensão e desenvolvimento das atividades acadêmicas nos Cursos de Educação Física como um todo.

De acordo com o Artigo 66º de seu Regimento, é função do Caes acompanhar os acadêmicos ao longo da Graduação, assistindo-os em suas dúvidas e ansiedades e promovendo assim, ações pedagógicas para seu desenvolvimento acadêmico. Esta assistência requer alternativas de solução que busquem articular propostas junto à Direção de Ensino visando à eliminação destas fragilidades.

Ofertado durante os semestres letivos, o Programa Nivelamento constitui assim, uma iniciativa institucional para a avaliação progressiva e contextualizada da relação ensino/aprendizagem, destinada a todos os acadêmicos de Graduação.

Objetivo

Oportunizar a recuperação da aprendizagem ou o adiantamento dos estudos em disciplinas específicas a fim de minimizar as dificuldades encontradas e potencializar as habilidades do acadêmico no Curso de Graduação.