Graduação

Administração

Missão

Formar profissionais com competências requeridas pelo mundo contemporâneo, com comportamentos, habilidades e atitudes que possibilitem o crescimento organizacional, o desenvolvimento humano nas organizações e a melhoria da qualidade de vida da comunidade, por meio de uma formação interdisciplinar contextualizada, ética e humanista.

Objetivo Geral

Formar profissionais qualificados que estejam capacitados a fomentar, desenvolver e inovar no processo socioeconômico sustentável e regionalizado, compreendendo questões técnico-científicas da produção e de seu gerenciamento qualitativo e adequado ao mundo contemporâneo num panorama ético e humanista.

Objetivos Específicos

O Curso de Administração da Faculdade do Vale do Araranguá tem como objetivos específicos:
  • Desenvolver competências e habilidades por meio de um conjunto de disciplinas com conteúdos que apresentam caráter de formação básica e instrumental propiciando a criação, o fortalecimento e o nivelamento de bases para a compreensão e assimilação do bloco de disciplinas de Formação Profissional e Complementares;
  • Incentivar as potencialidades individuais e grupais ao empreendedorismo através da adoção de modelos de gestão, métodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas, desenvolvendo nos profissionais a capacidade para analisar, avaliar e optar por alternativas e ações que resultem em realizações e transformações empreendedoras;
  • Oferecer formação humanística que permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem-estar dos cidadãos;
  • Oferecer conhecimentos científicos, técnicos, sociais da produção e seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como desenvolver o autogerenciamento e a assimilação de novas informações, habilidades e competências, apresentando autoconfiança, estratégia, flexibilidade intelectual, criatividade e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas presentes ou emergentes nos vários segmentos dos campos de atuação do administrador;
  • Capacitar para lidar com mudanças contínuas;
  • Estimular a compreensão de fenômenos econômicos e capacidade para construir argumentações inerentes à análise econômica;
  • Capacitar para reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente e transferir conhecimentos;
  • Despertar o espírito empreendedor dos acadêmicos possibilitando crescimento regional sustentável.

Perfil do Egresso

O Perfil do Egresso do Curso de Administração da FVA deverá estar preparado para enfrentar um mundo em processo contínuo de transformação, ter capacidade abrangente de análise, interpretação e correlação, ou seja, o planejador por excelência, com visão sistêmica para ler correta e adequadamente os cenários sociais, as turbulências políticas, econômicas, o ambiente de competição, as formas de mercado, as tendências culturais dos grupos, os nichos negociais e as possibilidades de integração das economias contemporâneas, sempre buscando a inovação e a sustentabilidade social, política, econômica e cultural. Deve ainda, ser um profissional capaz de:

  • Estar atento às novas manifestações dos setores financeiros, aos recursos humanos, ao planejamento estratégico, tático e operacional e a responsabilidade social;
  • Compreender as organizações e agir dentro de princípios éticos, morais e inovadores, com a classe dos órgãos diretivos e fiscalizadores do saber da profissão e, principalmente, da sociedade;
  • Empreender ações, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo sua transformação;
  • Compreender a abordagem sistêmica no trato dos problemas nas organizações;
  • Ter formação técnica e científica para atuar na administração das organizações, desenvolvendo atividades específicas da sua prática profissional em consonância com as demandas regionais, nacionais e internacionais;
  • Ter capacidade de apresentar instrumentos necessários para análise e intervenção nas organizações, para implementação e mudanças descontínuas, objetivando a melhoria de suas ações estratégicas, táticas e operacionais;
  • Atuar com justiça, ética profissional e responsabilidade social, preocupando-se com o meio ambiente;
  • Atuar em equipes com habilidades;
  • Compreender a necessidade do auto aperfeiçoamento contínuo e de sua equipe;
  • Ter espírito investigativo, criativo e empreendedor;
  • Possuir comunicabilidade;
  • Preparar-se para desenvolver, implantar e concluir projetos em organizações;
  • Orientar-se para a preparação de administradores comprometidos com o desenvolvimento sustentável, atentos para os desafios do desemprego e da desigualdade social;

Diferenciais

  • Matriz curricular que contempla conteúdos relacionados às habilidades e
competências previstas no perfil do Egresso;
  • Procedimentos didático-pedagógicos que procuram estimular tais habilidades e competências;
  • Estágio Curricular Supervisionado e outras formas de integração teórico/prático;
  • Atividades Complementares, que contribuem para que se alcancem os objetivos da formação dos acadêmicos;
  • Incentivo à pesquisa;
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Estrutura de Avaliação;
  • Infraestrutura de apoio à aprendizagem (biblioteca, recursos tecnológicos).

Âmbito Profissional

A Responsabilidade Técnica do Administrador surgiu com o Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934/67, que estabeleceu, em seu Art.12, como sendo uma  prerrogativa do profissional de Administração, desde que registrado no Conselho e em pleno gozo de seus direitos sociais. No caso dos Administradores, a criação dos Conselhos e a definição do exercício profissional foram estabelecidas pela Lei nº4769, de setembro de 1965 e pelo Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934, de 22 de dezembro de 1967. Para o exercício da profissão, o Administrador deve ser Bacharel em Administração e estar registrado no Conselho Regional de Administração, conforme os Art. 3º e 14 da Lei nº 4769/65, os quais estabeleceram que o exercício profissional é privativo do Bacharel em Administração, desde que efetivamente registrado no CRA, o que é comprovado pelo porte da Carteira de Identidade Profissional de Administrador, fornecido pelo CRA.

Campos de atuação do Administrador

  • Administração Financeira
Análise Financeira Assessoria Financeira Assistência Técnica Financeira Apuração do E.V.A. (EconomicValueAdded) Auditoria Financeira Consultoria Técnica Financeira Diagnóstico Financeiro Orientação Financeira Pareceres de Viabilidade Financeira Projeções Financeiras Projetos Financeiros Sistemas Financeiros Administração de Bens e Valores Administração de Capitais Controladoria Controle de Custos Levantamento de Aplicação de Recursos Arbitragens Controle de Bens Patrimoniais Participação em outras Sociedades – (Holding) Planejamento de Recursos Plano de Cobrança Projetos de Estudo e Preparo para Financiamento
  • Administração de Material/Logística
Administração de Estoque Assessoria de Compras Assessoria de Estoques Assessoria de Materiais Catalogação de Materiais Codificação de Materiais Controle de Materiais Processos Licitatórios Estudo de Materiais Logística Orçamento e Procura de Materiais Planejamento de Compras Sistemas de Suprimento
  • Administração Mercadológica/Marketing
Administração de Vendas Canais de Distribuição Consultoria Promocional Coordenação de Promoções Estudos de Mercado Informações Comerciais - Extra-Contábeis Marketing Pesquisa de Mercado Pesquisa de Desenvolvimento de Produto Planejamento de Vendas Promoções Técnica Comercial Técnica de Varejo (grandes magazines)
  • Administração de Produção
Controle de Produção Pesquisa de Produção Planejamento de Produção Planejamento e Análise de Custo
  • Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos/Relações Industriais
Cargos e Salários Assessoria em Recursos Humanos Consultoria em Recursos Humanos Controle de Pessoal Coordenação de Pessoal Desenvolvimento de Pessoal Interpretação de Performances Locação de Mão-de-Obra Planos de Carreiras Recrutamento Seleção Treinamento
  • Orçamento
Controle de Custos Controle e Custo Orçamentário Elaboração de Orçamento Implantação de Sistemas Projeções Provisões e Previsões
  • Organização e Métodos e Programas de Trabalho
Administração de Empresas Análise de Formulários Análise de Métodos Análise de Processos Análise de Sistemas Assessoria Administrativa Assessoria Empresarial Assistência Administrativa Auditoria Administrativa Consultoria Administrativa Controle Administrativo Gerência Administrativa e de Projetos Implantação de Controle e de Projetos Implantação de Estruturas Empresariais Implantação de Métodos e Processos Implantação de Planos Implantação de Serviços Implantação de Sistemas Organização Administrativa Organização de Empresa Organização e Implantação de Custos Pareceres Administrativos Perícias Administrativas Planejamento Empresarial Planos de Racionalização e Reorganização Processamento de Dados/Informática Projetos Administrativos Racionalização
  • Outras Atividades
Administração de Consórcio Administração de Comércio Exterior Administração de Cooperativas Administração Hospitalar Administração de Condomínios/shopping Centers Administração de Imóveis Administração de Processamento de Dados/Informática Agronegócio Administração Hoteleira "Factoring" Serviços de fornecimento de mão-de-obra Administração de Bens de Terceiros Administração de Cartões de Crédito Holding Administração e Organização de Eventos Turismo Administração Terceiro Setor

Matriz Curricular

Matriz Curricular 2017

Estágio Curricular Supervisionado

O Estágio Curricular Supervisionado como obrigação curricular no Curso Superior de Graduação em Administração, é regido em conformidade com a Legislação abaixo: Parecer nº 302 de 08/07/1966 do Conselho Federal de Educação. Lei nº 11.788 25/09/2008, Decreto nº 87.497 de 18/08/1982 regulamentando a Lei nº 6494 de 07/12/1977. Resolução nº 02 do CFC de 04/10/93.

Concepção

O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Administração é uma atividade curricular desempenhada pelo acadêmico, e tem relação direta com a sua formação acadêmica e se constitui em instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano, propiciando a complementação do Ensino e aprendizagem aos acadêmicos regularmente matriculados com frequência normal às aulas.

Objetivo Geral

Proporcionar ao Estagiário (a) experiências práticas como profissional, atuando diretamente nas organizações, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e competências pertinentes ao desempenho de sua profissão, com atitude profissional e ética. O Estágio Curricular Supervisionado consolida o objetivo Geral do Curso no PPC, que é formar profissionais qualificados que estejam capacitados a fomentar, desenvolver e inovar no processo socioeconômico sustentável e regionalizado, compreendendo questões técnico-científicas da produção e de seu gerenciamento qualitativo e adequado ao mundo moderno num panorama ético e humanista, para atender a demanda do mercado de trabalho, suprindo a necessidade premente dos diversos segmentos do setor administrativos que necessitam com urgência de pessoal habilitado e qualificado com visão inovadora e proativa.

Objetivos Específicos

  • Proporcionar ao acadêmico a vivência e atenuar o impacto da passagem da vida de acadêmico para a vida profissional, oportunidades de testar conhecimentos, oportunidade de aferição in loco da filosofia, Diretrizes, Organização e Funcionamento das Organizações e Comunidade;
  • Promover a integração: Escola – Empresa – Comunidade, fornecendo ao acadêmico, oportunidades de desenvolver suas habilidades, vivenciar casos e a realidade empresarial, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional e societário, bem como, desenvolver estudos de interesse científico;
  • Complementar o processo ensino-aprendizagem, por meio da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional;
  • Oportunizar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores internos e externos, capazes de adotar modelos de gestão, métodos e processos inovadores, novas tecnologia e metodologias alternativas;
  • Experimentar e trabalhar conceitos de forma interdisciplinar;
  • Viabilizar a realização de experiências em situações concretas, relacionadas com a área da administração.
Além disso, de acordo com Roesch (1996):
  • Perceber o mercado de trabalho;
  • Aprofundar sua área de trabalho;
  • Vivenciar o trabalho em cooperação com os orientadores;
  • Exercitar o cumprimento de normas e a administração do tempo;
  • Decidir sobre problemas, com responsabilidade limitada.

Carga Horária Prevista

O Estágio Curricular Supervisionado em Administração tem 270 horas ou 324 h/a e está dividido em quatro etapas:
  • Estágio Supervisionado I – ministrado no 5º semestre, com carga total de 75 horas, sendo 18 horas/aula (15 horas) em sala de aula presencial e 60 horas na entidade que será desenvolvido o Estágio (em campo), com as devidas orientações das Coordenações e Supervisão docente.
  • Estágio Supervisionado II – ministrado no 6º semestre, com carga horária total de 60 horas ou 72 h/a, sendo que 18 horas/aula (15 horas) serão presenciais e 45 horas desenvolvidas na entidade conveniada, com devidas orientações das Coordenações e Supervisão docente.
  • Estágio Supervisionado III – ministrado no 7º semestre, com carga total de 60 horas, sendo 18 horas/aula (15 horas) presenciais e 45 horas na entidade conveniada, com as devidas orientações das Coordenações e Supervisão docente.
  • Estágio Supervisionado IV – ministrado no 8º semestre, com carga total de 75 horas sendo 18 horas/aula (15 horas) presenciais e 60 horas na entidade conveniada, com as devidas orientações das Coordenações e Supervisão docente.
A carga horária mínima do Estágio Curricular Supervisionado deve atingir no máximo 20% da carga horária total do Curso de Graduação em Administração, juntamente com as Atividades Complementares, de acordo com o Parecer CES/CNE 0134/2003. O Estágio Curricular poderá ser realizado na IES e/ou fora dela. A instituição/empresa cedente de estágio deve ser credenciada, com orientação docente e supervisão local, devendo apresentar programação previamente definida em razão do processo de formação de forma curricular obrigatória e sempre que possível em atividade curricular não obrigatória, registrado sob as atividades científicas complementares.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é oferecido como disciplina curricular com carga horária de 144 h/a (120h), nos últimos dois semestres do Curso. Este trabalho tem por objetivo demonstrar as habilidades e competências acadêmicas desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica. Significa a síntese da incorporação e produção de conhecimentos internalizados e vividos na articulação teoria-prática. O Estágio Curricular Supervisionado, bem como o Trabalho de Conclusão de Curso, são consagrados como requisito indispensável para a habilitação e qualificação do profissional serão realizados pelo acadêmico, no decorrer do curso, sob a supervisão de um (a) professor (a)  orientador (a) designado, tendo seu Regulamento definido pelo Colegiado do Curso, com base na legislação vigente e no documento norteador “Manual de Estágio Curricular Supervisionado” e “Manual do Trabalho de Conclusão de Curso” anexo ao Projeto Pedagógico do Curso, os quais estão em consonância com o Projeto Político Pedagógico Institucional.

Corpo Docente

Professor Contato Currículo Lattes
Prof. Álvaro Maciel alvaro.maciel@fva.com.br  Currículo
Profª. Daniela de Conti daniela.conti@fva.com.br  Currículo
Profª. Elisângela Freitas da Silva Veloso elisangela.veloso@fva.com.br  Currículo
Prof. Gilberto C. M. Darosi gilberto.darosi@fva.com.br  Currículo
Prof. Gustavo Pereira da Silva gustavo.silva@fva.com.br  Currículo
Prof. João Francisco Marque Monteiro joao.monteiro@fva.com.br  Currículo
Prof. Jonas Rickrot Rosner jonas.rosner@fva.com.br  Currículo
Profª. Júlia Hahn Gonçalves julia.goncalves@fva.com.br  Currículo
Prof. Luiz Philipe Geremias Benincá luiz.beninca@fva.com.br  Currículo
Prof. Rafael Bianchini Glavam rafael.glavam@fva.com.br  Currículo
Prof. Renata Brito Pereira renata.pereira@fva.com.br  Currículo
Profª. Sibeli Cardoso Borba Machado sibeli.machado@fva.com.br  Currículo
Prof. Thales do Nascimento da Silva thales.silva@fva.com.br  Currículo
Prof. Wilciney José Villan wilciney.villan@fva.com.br  Currículo

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

São componentes do Núcleo Docente Estruturante 2018:
Professor Me. Everaldo Silva de Oliveira, Coordenador do Curso de Administração e Presidente do NDE.
Professora Me. Sibeli Cardoso Borba Machado, Professora do Curso de Administração.
Professor Me. Gilberto Carlos Monteiro Darosi, Professor do Curso de Administração.
Professor Me. Thales do Nascimento da Silva, Professor do Curso de Administração.
Professora Me. Elisângela Freitas da Silva Veloso, Professora do Curso de Administração.

Regulamento

Regulamento NDE 2018

Colegiado do Curso

Professor Me. Everaldo Silva de Oliveira, Coordenador do Curso e Presidente do Colegiado.
Professora Me. Sibeli Cardoso Borba Machado, Professora do Curso.
Professor Me. Gilberto Carlos Monteiro Darosi, Professor do Curso.
Professor Me. Thales do Nascimento da Silva, Professor do Curso.
Professora Me. Elisângela Freitas da Silva Veloso, Professora do Curso.
Acadêmico Nivaldo dos Santos, estudante da 2ª Fase do Curso de Administração.
Acadêmico Douglas Rodrigo da Silva, estudante da 5ª Fase do Curso de Administração
Colaboradora Jaqueline Vieira da Rosa, Técnico-Administrativo da IES.

Regimento

 Regulamento Colegiado 2018
 Atualizado em 17/04/2018, as 14h40min
Prof. Everaldo Silva de Oliveira
E-mail: administracao@fva.com.br
Telefone: (48) 3527.0130 - Ramal: 236

Portarias

  • PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO: Portaria nº 490, de 26 de Junho de 2015, publicada no DOU em 27 de Junho de 2015.

Regulamentos

 Regulamento - Atividades Complementares  Regulamento_Estagio_Curricular_Supervisionado ADM
  1. Nível de EnsinoGraduação
  2. ModalidadePresencial
  3. TitulaçãoBacharel
  4. Duração8 Semestres
  5. ValorR$ 39,20/Crédito