Graduação

Ciências Contábeis

 

Missão

Formar bacharéis em Ciências Contábeis que possam exercer suas atribuições profissionais, com competência e responsabilidade ética, possuidor de visão crítica e analítica, com capacidade de antecipar e promover mudanças e tomar decisões, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da região do Vale do Araranguá.  

Objetivo Geral

Proporcionar aos acadêmicos os conhecimentos teórico-prático-científicos da Ciência Contábil, desenvolvendo-lhes habilidades e competências inter e multidisciplinares, a fim de torná-los aptos à geração e à interpretação de informações de diferentes modelos de organizações.

Objetivos Específicos

O Curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Vale do Araranguá tem como objetivos específicos:
  • Propiciar condições para a formação de cidadãos autônomos, criativos, ativos, críticos e éticos, na sociedade em geral e no âmbito da profissão contábil.
  • Formar profissionais capazes de gerar informações relevantes (quantitativa e qualitativamente) para auxiliar a tomada de decisão gerencial e diretiva.
  • Oportunizar ao acadêmico reflexões acerca da realidade regional e das frequentes mudanças na área contábil, para que possa adaptar-se e tornar-se agente participativo diante dessas mudanças.
  • Promover condições atitudinais e técnicas para a compreensão da importância da visão e do raciocínio estratégico gerencial, bem como a conscientização da observância dos princípios e normas contábeis em suas atividades.
  • Promover a internalização de valores de responsabilidade social, sustentabilidade, justiça e ética profissional, por meio dos conteúdos curriculares das disciplinas.
  • Definir políticas acadêmicas que possibilitem a integração entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.
  • Adequar de forma sistêmica o curso de Ciências Contábeis às necessidades das células sociais (das pessoas jurídicas públicas e privadas, pessoas físicas, entidades filantrópicas, ) para atender às exigências do mercado de trabalho e da sociedade.
  • Desenvolver a liderança para promover adequado trabalho de equipes multidisciplinares a fim de disseminar as informações contábeis.
  • Incentivar a interdisciplinaridade no Curso.
  • Promover a Educação Profissional Continuada.
  • Traduzir capacidade crítico-analítico para avaliar as implicações organizacionais como o advento da tecnologia da informação.

Perfil do Egresso

O Bacharel em Ciências Contábeis deverá caracterizar-se como um profissional crítico, ético, e solidamente capacitado para planejar, organizar, liderar e dirigir, atividades de controle e gerenciamento contábil nas empresas, com visão holística, sem perder de vista as particularidades regionais. O conhecimento regional possibilitará ao profissional contábil, contribuir para o desenvolvimento do ambiente em que vive. Para atender a essa necessidade regional, faz-se necessário que sua formação possibilite o conhecimento macro, direcionando-o para a eficácia da região.

Âmbito Profissional

Matriz Curricular

Matriz Curricular 2017

Estágio Curricular Supervisionado

O Estágio Curricular Supervisionado como obrigação curricular no Curso Superior de Graduação em Ciências Contábeis, é regido em conformidade com a Legislação: Parecer nº 302 de 08/07/1966 do Conselho Federal de Educação. Lei nº 11.788 25/09/2008, Decreto nº 87.497 de 18/08/1982 regulamentando a Lei nº 6494 de 07/12/1977. Resolução nº 02 do CFC de 04/10/93.

O Estágio

O Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade curricular desempenhada pelo acadêmico, e tem relação direta com a sua formação acadêmica e em instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano, propiciando a complementação do ensino e aprendizagem aos acadêmicos regularmente matriculados com frequência normal às aulas. Os Estágios Supervisionados I e II do Curso de Graduação – Bacharel em Ciências Contábeis consolida o objetivo proposto no Projeto Pedagógico do Curso.

Carga Horária Prevista

O Estágio Curricular Supervisionado em Ciências Contábeis tem 240 horas ou 288 h/a e está dividido em duas etapas:
  • Estágio Supervisionado I – ministrado no 5º semestre, com carga total de 144 h/a.
  • Estágio Supervisionado II – ministrado no 6º semestre, com carga horária total de 144 h/a.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Vale do Araranguá está inserido na Matriz Curricular, compreendendo dois momentos: o primeiro momento ocorre no 7º semestre do Curso com a construção de um Projeto de Pesquisa na disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso I (TCC I). A segunda etapa ocorre no 8º semestre do Curso, na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II), e compreende a construção do trabalho científico, a partir do planejamento realizado no Projeto de Pesquisa.

Corpo Docente

Professor Contato Currículo Lattes
Profª. Elizangela Veloso elisangela.veloso@fva.edu.br Currículo
Prof. Gilberto Monteiro Darosi gilberto.darosi@fva.edu.br Currículo
Prof. Luiz Philipe G. Berincá luiz.beninca@fva.edu.br  Currículo
Prof. Orlandy Orlandi orlandy@fva.edu.br Currículo
Prof. Renata Brito Pereira Currículo
Profª. Sibeli C. Borba Machado sibeli.machado@fva.edu.br Currículo
Prof. Thales do N. da Silva thales.silva@fva.edu.br  Currículo

Profª. Elisângela Freitas da Silva Veloso

E-mail: ciencias.contabeis@fva.com.br
Telefone: (48) 3527.0130  Ramal: 236

Portarias

  • PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO: Portaria nº 214, de 22 de Junho de 2016, publicada no DOU em 23 de Junho de 2016.
  1. Nível de EnsinoGraduação
  2. ModalidadePresencial
  3. TitulaçãoBacharel
  4. Duração8 Semestres
  5. ValorR$ 44,00/Crédito