Graduação

Educação Física Bacharelado

Missão

Promover formação profissional de excelência de bacharéis em Educação Física, desenvolvendo competências e habilidades necessárias para uma intervenção inovadora, crítica, reflexiva, criativa, autônoma, ética e sustentável em seus diversos campos de atuação, fundamentados no rigor científico e na reflexão filosófica, visando a transformação social.

Objetivo Geral

Formar Bacharéis em Educação Física críticos-reflexivos, competentes e criativos para intervir de forma inovadora, autônoma, ética e sustentável em seus diversos campos de atuação, fundamentados no rigor científico e na reflexão filosófica, visando a transformação social.

Objetivos Específicos

  • Promover uma formação em Educação Física inovadora e com qualidade, pautada na ciência e na reflexão filosófica.
  • Desenvolver um ensino crítico, reflexivo e criativo.
  • Estimular a realização de experimentos e/ou projetos de pesquisa socializando o conhecimento produzido.
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
  • Capacitar os profissionais para intervir, acadêmica e profissionalmente, utilizando como meio a cultura corporal do movimento, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade.
  • Oferecer subsídios para o planejamento, a organização, execução e avaliação de projetos de atividades físicas, recreativas e esportivas, tendo em vista a adoção de um estilo de vida ativo e saudável por parte da comunidade.
  • Garantir a aquisição de conhecimentos (procedimentais, conceituais e atitudinais) que permitam atuação na orientação, planejamento, execução e avaliação das diversas manifestações da cultura corporal do movimento.
  • Valorizar as dimensões sociais, éticas e humanistas, desenvolvendo no acadêmico, atitude e valores orientados para a cidadania;
  • Possibilitar uma formação acadêmica com atenção à educação em saúde, por meio do desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo, de forma integrada e contínua em uma perspectiva multidisciplinar.
  • Garantir o aprendizado do acadêmico das competências de pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente atendendo assim as especificidades regionais de saúde, esporte e lazer mediante intervenções planejadas estrategicamente em níveis de prevenção e promoção da saúde e lazer;
  • Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Incentivar o senso de liderança, clareza e objetividade de comunicação verbal e não verbal, na práxis profissional.
  • Estimular a utilização de recursos técnicos científicos para a atuação profissional nos diversos campos da cultura corporal do movimento, na gestão do esporte e de empreendimentos ligados à atividade física.
  • Desenvolver no acadêmico a capacidade avaliativa habitual, seja, diagnóstica, nos resultados da sua prática ou na auto avaliação, visando o direcionamento ou redirecionamento do seu planejamento.
  • Possibilitar a formação de profissionais capazes de intervir como agentes de transformação social na saúde coletiva, por intermédio da cultura corporal do movimento.

Perfil do Egresso

Os Bacharéis em Educação Física devem ser formados para atuar de forma autônoma, ética, sustentável, crítica e reflexiva, competente e criativa em seus diversos campos de atuação, fundamentados no rigor científico e na reflexão filosófica, visando a transformação social. Faz parte dessa formação profissional a experiência investigativa, bem como, de reflexão acerca de aspectos políticos e culturais da ação profissional.  Para o desenvolvimento deste perfil profissional, o Curso oferecerá possibilidades de apropriação de conhecimentos por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, permitindo ao Bacharel articular os saberes que definem sua identidade profissional a partir de uma atitude crítico-reflexiva. O Curso de Bacharelado em Educação Física da FVA proporcionará ao Egresso de seu Curso as competências e as habilidades que atendam o perfil proposto pela Resolução CNE n° 7/2004. O documento orienta que o Curso deverá assegurar uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. Segundo a resolução, são competências e habilidades:
  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidade de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
  • Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;
  • Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
  • Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;
  • Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;
  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

Diferenciais

O corpo docente é formato por Doutores, Mestres e Especialistas. São profissionais com experiência na área de atuação, jovens e com idéias inovadores levando aos acadêmicos o conhecimento para se tornarem os melhores profissionais. Tudo isso aliado ao comprometimento com a Educação Física, estando sempre atualizados frente às técnicas aplicadas no campo da Atividade física e Saúde. Além da Formação e Experiência de nossos professores, encontramos entre o corpo docente:
  • Técnicos de atletas e equipes esportivas campeãs estaduais e nacionais;
  • Professores de cursos de qualificação profissional em academias, congressos, seminários;
  • Árbitros de modalidades esportivas a nível nacional;
  • Atletas e ex-atletas de nível nacional e internacional em diversas modalidades esportivas;
  • Professores em outras instituições públicas;
  • Orientadores de trabalhos científicos.
Além disso, o Curso oportuniza visitas técnicas a grandes centros de atividade física da Região, a eventos voltados ao desporto de alto rendimento, a centros especializados em avaliação e prescrição de exercícios, congressos e seminários da área, entre outras oportunidades.

Âmbito Profissional

A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

De acordo com o Parecer CNE/CES 0058/2004, regulamentado pela Resolução CNE/CES nº 7, de 31 de março de 2004, os profissionais Bacharéis em Educação Física estão habilitados para atuarem no âmbito não escolar, podendo desenvolver atividades em academias (Musculação e ginásticas), Clubes Sociais e Hotéis (recreacionistas e orientadores físicos), Clubes Esportivos (técnicos e preparadores físicos), Personal Trainner, Professor (a) de escolinha esportiva, Indústrias e empresas (ginástica e atividades de lazer esportivo), Condomínios, Hospitais, Clínicas e Unidades básicas de saúde.

Matrizes Curriculares

Matriz Curricular 2014/1
Matriz Curricular 2017/1

Estágio Curricular Supervisionado

O Estágio Curricular Supervisionado no Curso Superior de Educação Física (Bacharelado), é regido em conformidade com a Legislação abaixo: Lei nº 11.788 25/09/2008, que dispõe sobre o Estágio dos Estudantes; Resolução CNE n° 02 de 18/2007 e Resolução CNE n° 7/2004. É uma atividade curricular desempenhada pelo acadêmico, e tem relação direta com a sua formação acadêmica e se constitui em instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano, propiciando a complementação do Ensino e aprendizagem aos acadêmicos regularmente matriculados com freqüência normal às aulas.

Campos de Estágio

O Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Bacharelado em Educação Física deve contemplar as áreas da saúde, da atividade física, do esporte e do lazer e ser desenvolvido em espaços próprios onde se realizem programas públicos e/ou privados de prevenção, promoção e recuperação da saúde, programas públicos e privados de atividades físicas, esportivas e de lazer, assim como em clínicas, academias, clubes, escolas de esporte, entre outros onde se desenvolvam atividades próprias da intervenção do bacharel em Educação Física.

Carga Horária Prevista

O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física tem 345 horas ou 414 h/a e está dividido em quatro etapas:
  • Estágio Curricular Supervisionado I – ministrado no 5º semestre, com carga total de 72 h/a, sendo 18 horas/aula em sala de aula presencial e 54 horas/aula na Entidade que será desenvolvido o Estágio (em campo), com as devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Teoria e Metodologia do Lazer.
  • Estágio Curricular Supervisionado II – ministrado no 6º semestre, com carga horária total de 108 horas/aula, sendo que 18 horas/aula serão presenciais e 90 horas/aula desenvolvidas na Entidade conveniada, com devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Estágio Supervisionado I.
  • Estágio Curricular Supervisionado III – ministrado no 7º semestre, com carga total de 126 horas/aula, sendo 18 horas/aula presenciais e 108 horas/aula na Entidade conveniada, com as devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Estágio Supervisionado II.
  • Estágio Supervisionado IV – ministrado no 8º semestre, com carga total de 108 horas/aula, sendo 18 horas/aula presenciais e 90 horas/aula na Entidade conveniada, com as devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Estágio Supervisionado III.

Regulamento

Modelo de Relatório de Estágio

Modelo de Relatório de Estágio

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é oferecido como disciplina curricular com carga horária de 144 h/a (120h), nos últimos dois semestres do Curso. Este trabalho tem por objetivo demonstrar as habilidades e competências acadêmicas desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica. Significa a síntese da incorporação e produção de conhecimentos internalizados e vividos na articulação teoria-prática. O Estágio Curricular Supervisionado, bem como o Trabalho de Conclusão de Curso, são consagrados como requisito indispensável para a habilitação e qualificação do profissional serão realizados pelo acadêmico, no decorrer do curso, sob a supervisão de um (a) professor (a)  orientador (a) designado, tendo seu Regulamento definido pelo Colegiado do Curso, com base na legislação vigente e no documento norteador “Manual de Estágio Curricular Supervisionado” e “Manual do Trabalho de Conclusão de Curso” anexo ao Projeto Pedagógico do Curso, os quais estão em consonância com o Projeto Político Pedagógico Institucional.

Regulamento

Modelo de TCC I

Modelo TCC I

Modelo de TCC II

Modelo TCC II

Atividades Complementares

Regulamento

Corpo Docente

Professor Contato Currículo Lattes
Prof. Filipe Matos de Souza filipe.souza@fva.edu.br Currículo
Prof. Gabriel R. de Sousa gabriel.sousa@fva.edu.br Currículo
Prof. Gilberto Monteiro Darosi gilberto.darosi@fva.edu.br Currículo
Prof. Gustavo de Oliveira gustavo.oliveira@fva.edu.br Currículo
Prof. Iruan Teixeira iruan@fva.edu.br Currículo
Prof. Joni Luiz T. dos Santos joni.triches@fva.edu.br Currículo
Prof. José Orion Bonnoto jose.bonotto@fva.edu.br Currículo
Prof. Mozart Maragno mozart.maragno@fva.edu.br Currículo
Profª. Paula Barbosa Schreck paula.barbosa@fva.edu.br Currículo
Prof. Pedro de O. Casagrande pedro.casagrande@fva.edu.br Currículo
Profª. Pricila Cardoso Borba pricila.borba@fva.edu.br Currículo
Prof. Rodrigo Batalha Silva rodrigo.silva@fva.edu.br Currículo
Prof. Rogério H. Gonçalves rogerio.goncalves@fva.edu.br Currículo
Prof. Sayron Gil Q. Elias sayron.elias@fva.edu.br Currículo
Profª. Sibeli C. Borba Machado sibeli.machado@fva.edu.br Currículo

Manual do Docente

Plano de Carreira

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

São componentes do Núcleo Docente Estruturante:
 Prof. Me. Joni Luiz Trichês dos Santos, Coordenador do Curso de Bacharelado em Educação Física e Presidente do NDE.
 Profª. Ms. Vanise dos Santos Ferreira Viero, docente do Curso de Bacharelado em Educação Física.
 Prof. Dr. Robson Pacheco, docente do Curso de Bacharelado em Educação Física.
 Prof. Esp. Iruan Teixeira, docente do Curso de Bacharelado em Educação Física.
 Profª. Ms. Sibeli Cardoso Borba Machado, docente do Curso de Bacharelado em Educação Física.

Portaria 058/2018

Colegiado do Curso

São componentes do Colegiado:
 Coordenador do Curso e Presidente do Colegiado, Me. Joni Luiz Trichês dos Santos.
 Professor do Curso e Profissional de Educação Física, Esp. Lucas Jorge da Silva.
 Bióloga e Professora do Curso, Drª. Daniela de Conti.
 Professor e Coordenador Adjunto do Curso, Esp. Iruan Teixeira.
 Professor do Curso e Profissional de Educação Física, Esp. José Antônio Tiscoski.
 Acadêmico Felipe Irineu, Estudante do 6° semestre do curso de Bacharelado em Educação Física.
 (Suplente) Acadêmico Lucas Silveira Wagner Matos, Estudante do 4° semestre do curso de Bacharelado em Educação Física.
 Jaqueline Vieira, Secretária Acadêmica da IES.

Portaria 059/2018


  Atualizado em 16/11/2018

COORDENADOR

                 Prof. Ms. Joni Luiz Trichês dos Santos
E-mail: edu.fisica@fva.com.br
Telefone: (48) 3527.0130

COORDENADOR ADJUNTO

                 Prof. Esp. Iruan Teixeira
E-mail: edu.fisica@fva.com.br
Telefone: (48) 3527.0130

  Atualizado em 16/11/2018

Portarias

  • PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO: Portaria nº 36, de 1º de Junho de 2011, publicada no DOU em 2 de Junho de 2011.
  • PORTARIA DE RECONHECIMENTO: Portaria nº 933, de 1º de Dezembro de 2015, publicada no DOU em 2 de Dezembro de 2015.
  • PORTARIA DE MUDANÇA DE ENDEREÇO: Portaria n°. 640, de 29 de novembro de 2013.

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Projetos do Curso

Semana Acadêmica dos Cursos de Educação Física

Jogos Intercursos

Regulamento do Complexo Esportivo

Regulamento dos Laboratórios (Saúde)

  1. Nível de EnsinoGraduação
  2. ModalidadePresencial
  3. TitulaçãoBacharel
  4. Duração8 Semestres
  5. ValorR$ 41,00/Crédito