Graduação

Educação Física Licenciatura

Missão

Habilitar professores de Educação Física crítico-reflexivos e competentes para a práxis pedagógica dos elementos da cultura corporal de movimento, fundamentados no rigor científico, na reflexão filosófica e comprometidos com a transformação social.

Objetivo Geral

Habilitar professores de Educação Física crítico-reflexivos e competentes para a práxis pedagógica das diversas manifestações da cultura corporal de movimento nos diferentes níveis de ensino, fundamentados no rigor científico, na reflexão filosófica e comprometidos com a transformação social.

Objetivos Específicos

  • Promover uma formação em Educação Física tendo como centralidade a práxis pedagógica, pautada na ciência e na reflexão filosófica.
  • Desenvolver um ensino crítico, reflexivo e criativo estimulando uma formação que tenha a prática pedagógica como eixo central da formação, numa perspectiva de ensino-aprendizagem dialético e dialógico;
  • Possibilitar a aquisição de conhecimentos que permitam uma atuação crítico-reflexiva na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, na Educação Especial no Ensino Profissionalizante de forma integrada e interdisciplinar;
  • Estimular o aprendizado da pesquisa e a produção de conhecimento a partir da ação-reflexão-ação no cotidiano escolar, desenvolvendo no futuro professor o hábito constante de compreender sua prática pedagógica e intervir de forma reflexiva;
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;
  • Valorizar as dimensões sociais, éticas e humanistas, desenvolvendo no acadêmico, atitude e valores orientados para a cidadania;
  • Oferecer ao acadêmico o ensino das competências de pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir pedagogicamente;
  • Incentivar o senso de liderança, clareza e objetividade de comunicação verbal e não verbal, na práxis profissional.
  • Desenvolver no acadêmico a capacidade avaliativa habitual, seja, diagnóstica, nos resultados da sua prática ou na auto avaliação, visando o direcionamento e redirecionamento do seu planejamento.
  • Possibilitar a formação de profissionais capazes de intervir como agentes de transformação social na educação, por intermédio da cultura corporal do movimento.
  • Capacitar os acadêmicos para planejar, mediar e avaliar os processos de ensino-aprendizagem (utilizando como meio a cultura corporal do movimento), considerando as capacidades e as limitações dos estudantes, visando a formação, ampliação e o enriquecimento cultural dos estudantes;
  • Garantir a aquisição de conhecimentos (procedimentais, conceituais e atitudinais) que permitam o ensino das diversas manifestações da cultura corporal do movimento.
  • Conhecer e avaliar os efeitos e resultados da prescrição e aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos, estratégias e metodologias para a produção de materiais pedagógicos para apoiar o processo ensino-aprendizagem na Educação Física;
  • Aplicar os recursos da tecnologia da informação buscando diversificar as formas de difusão e interação dos conhecimentos específicos da Educação Física e da Educação Básica e Profissional;
  • Formar professores que reconheçam e difundam a Educação Física como uma disciplina fundamental na formação do estudante e do componente curricular, contribuindo para a construção do projeto político pedagógico e, ainda, buscando estreita interação da cultura corporal de movimento com as demais disciplinas curriculares, favorecendo os projetos interdisciplinares;
  • Formar professores de Educação Física conscientes da importância da formação continuada, permitindo-lhes o acesso a conhecimento atualizado e inovação de sua prática pedagógica;
  • Estimular ações de inclusão, considerando a diversidade dos estudantes e compreendendo assim a inclusão na Educação Física escolar.

Perfil do Egresso

Os Professores de Educação Física devem ser formados para atuar pedagogicamente de forma autônoma, ética, sustentável, crítica e reflexiva, competente e criativa nos diferentes níveis de ensino, fundamentados no rigor científico e na reflexão filosófica, visando a transformação social. Faz parte dessa formação profissional a experiência investigativa, bem como, de reflexão acerca de aspectos políticos e culturais da ação docente.  Para o desenvolvimento deste perfil profissional, o Curso oferecerá possibilidades de apropriação de conhecimentos por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, permitindo ao futuro Professor articular os saberes que definem sua identidade docente a partir de uma atitude críticA-reflexiva. O Curso de Licenciatura em Educação Física da FVA proporcionará ao Egresso as competências e as habilidades que atendam o perfil proposto pela Resolução CNE n° 7/2004. O documento orienta que o Curso deverá assegurar uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. Espera-se que o Professor de Educação Física egresso do curso da FVA tenha como competências e habilidades:
  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais da cultura corporal de movimento, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir pedagogicamente, por meio da cultura corporal de movimento, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade;
  • Planejar, mediar e avaliar os processos de ensino-aprendizagem (utilizando como meio a cultura corporal do movimento), considerando as capacidades e as limitações dos estudantes, visando a formação, ampliação e o enriquecimento cultural dos estudantes;
  • Intervir como agentes de transformação social na educação, por intermédio da cultura corporal do movimento;
  • Conhecer e avaliar os efeitos e resultados da prescrição e aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos, estratégias e metodologias para a produção de materiais pedagógicos para apoiar o processo ensino-aprendizagem na Educação Física;
  • Aplicar os recursos da tecnologia da informação buscando diversificar as formas de difusão e interação dos conhecimentos específicos da Educação Física e da Educação Básica e Profissional;
  • Reconhecer e difundir a Educação Física como uma disciplina fundamental na formação do estudante e do componente curricular, contribuindo para a construção do projeto político pedagógico e, ainda, buscando estreita interação da cultura corporal de movimento com as demais disciplinas curriculares, favorecendo os projetos interdisciplinares;
  • Compreender a importância da formação continuada, permitindo-lhes o acesso a conhecimento atualizado e inovação de sua prática pedagógica;
  • Compreender a importância de ações de inclusão, considerando a diversidade dos estudantes;
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;
  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
Neste sentido, o principal compromisso do Professor Egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física da FVA será de intervir pedagogicamente nos diferentes níveis de ensino, tendo a cultura corporal de movimento como meio e fim dos processos educativos.

Diferenciais

Professores! Esse é o nosso maior diferencial!

O corpo docente é formado por Doutores, Mestres e Especialistas. São profissionais com experiência na área de atuação, jovens e com ideias inovadoras levando aos acadêmicos o conhecimento para se tornarem os melhores profissionais.

Tudo isso aliado ao comprometimento com Educação Física, estando sempre atualizados frente às técnicas aplicadas no campo da Atividade física e Saúde.

Além da Formação e Experiência de nossos professores, encontramos entre o corpo docente:

  • Técnicos de atletas e equipes esportivas campeãs estaduais e nacionais;
  • Professores de cursos de qualificação profissional em academias, congressos, seminários;
  • Árbitros de modalidades esportivas a nível nacional;
  • Atletas e ex-atletas de nível nacional e internacional em diversas modalidades esportivas;
  • Professores em outras instituições públicas;
  • Orientadores de trabalhos científicos.

Além disso, o Curso oportuniza visitas técnicas a grandes centros de atividade física da Região, a eventos voltados ao desporto de alto rendimento, a centros especializados em avaliação e prescrição de exercícios, congressos e seminários da área, entre outras oportunidades.

Âmbito Profissional

A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas. De acordo com a Resolução n° 1 de fevereiro de 2002 e pela Resolução CNE/CES nº 7, de 31 de março de 2004, os profissionais Licenciados em Educação Física estão habilitados para atuarem no âmbito escolar, nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, portanto para a atuação específica e especializada com a componente curricular de Educação Física.

Matrizes Curriculares

Matriz Curricular 2014/1
Matriz Curricular 2017/1

Estágio Curricular Supervisionado

A base legal que fundamenta, em caráter geral, o Estágio dos estudantes de Cursos Superiores é o Decreto nº 87.497 de 18/08/1982 (alterado pelo Decreto 2.080 de 6/ 11/1996). Esse Decreto regulamenta a Lei nº 6.494 de 07/12/ 1977 (alterado pela Lei nº 8.859 de 23/3/1994). Tem-se, ainda, a Resolução nº 07 de 31/03/2004, do Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, e também a Notificação Recomendatória nº 741/2002 do Procurador-Geral do Trabalho. É uma atividade curricular desempenhada pelo acadêmico, e tem relação direta com a sua formação acadêmica e se constitui em instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano, propiciando a complementação do Ensino e aprendizagem aos acadêmicos regularmente matriculados com frequência normal às aulas. Com a definição pelo CNE de mecanismos reguladores específicos para os Cursos de Licenciatura, Resolução nº 02/2002, o campo de Estágio dos estudantes desse Curso ficou reservado às Escolas de Educação Básica.

Carga Horária Prevista

O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física tem 405 horas ou 486 h/a e está dividido em quatro 4 (quatro) etapas:
  • Estágio Curricular Supervisionado I – ministrado no 5º semestre, com carga total de 108 h/a, sendo 18 horas/aula em sala de aula presencial e 90 horas/aula na Entidade que será desenvolvido o Estágio (em campo), com as devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Teoria e Metodologia do da Educação Física no Ensino Infantil.
  • Estágio Curricular Supervisionado II – ministrado no 6º semestre, com carga horária total de 162 horas/aula, sendo que 18 horas/aula serão presenciais e 144 horas/aula desenvolvidas na Entidade conveniada, com devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Teoria e Metodologia do da Educação Física no Ensino Fundamental.
  • Estágio Curricular Supervisionado III – ministrado no 7º semestre, com carga total de 126 h/a, sendo 18 horas/aula em sala de aula presencial e 108 horas/aula na Entidade que será desenvolvido o Estágio (em campo), com as devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Teoria e Metodologia do da Educação Física no Ensino Médio.
  • Estágio Curricular Supervisionado IV - ministrado no 8º semestre, com carga total de 90 horas/aula, sendo 18 horas/aula presenciais e 72 horas/aula na Entidade conveniada, com as devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Teoria e Metodologia do da Educação Física na Educação Especial.

Regulamento

Modelo de Relatório de Estágio

Modelo de Relatório de Estágio

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é oferecido como disciplina curricular com carga horária de 144 h/a (120h), nos últimos dois semestres do Curso. Este trabalho tem por objetivo demonstrar as habilidades e competências acadêmicas desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica. Significa a síntese da incorporação e produção de conhecimentos internalizados e vividos na articulação teoria-prática. O Estágio Curricular Supervisionado, bem como o Trabalho de Conclusão de Curso, são consagrados como requisito indispensável para a habilitação e qualificação do profissional serão realizados pelo acadêmico, no decorrer do curso, sob a supervisão de um (a) professor (a)  orientador (a) designado, tendo seu Regulamento definido pelo Colegiado do Curso, com base na legislação vigente e no documento norteador “Manual de Estágio Curricular Supervisionado” e “Manual do Trabalho de Conclusão de Curso” anexo ao Projeto Pedagógico do Curso, os quais estão em consonância com o Projeto Político Pedagógico Institucional.

Regulamento

Modelo de TCC I

Modelo TCC I

Modelo de TCC II

Modelo TCC II

Atividades Complementares

A Carga total das Atividades Complementares definidas por 200h no Projeto Pedagógico do Curso, atende a Legislação vigente e em conformidade com o PDI Institucional, funcionando como estratégia de flexibilização do Currículo. As Atividades Complementares buscam despertar no acadêmico o sentimento de autonomia, responsabilidade e participação em sua própria formação, sem deixá-lo desamparado quanto à realização da busca por tais Atividades, mantendo a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, que poderão ocorrer dentro e fora dos muros da Faculdade.
  • Atividades de Ensino: Palestras, Seminários, Cursos, Oficinas, Semanas acadêmicas, Projetos, etc;
  • Atividades de Pesquisa: Trabalhos de Iniciação Científica, horas concedidas a Elaboração e Publicação de Comunicação Oral e Escrita em jornais, meios eletrônicos, TV e rádio, entre outras;
  • Atividades de Extensão: Cursos promovidos pela FVA ou em outras Instituições, Feiras, Congressos, Simpósios, Expedições Científicas, Atividades Culturais, Estágios Extracurriculares nas Empresas;
O Curso de Graduação em Educação Física (Licenciatura), deverá oportunizar essas Atividades Complementares criando mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo acadêmico, por meio de estudos e práticas independentes presenciais, a saber: monitorias e estágios; programas de iniciação científica; programas de extensão; estudos complementares e cursos realizados em outras áreas afins, oportunizando ao estudante vivenciar situações reais pertinentes ao exercício profissional, evidenciando a relação entre os postulados teóricos e o contexto do trabalho. O cumprimento das horas e das atividades estão em consonância com o Projeto Político Pedagógico Institucional da FVA. No quadro das Atividades Complementares, anexo ao PPC do Curso, apresentam-se sugestões de oportunidades ao acadêmico de inteirar-se com mais profundidade em assuntos pertinentes à sociedade, atingindo as mais diversas comunidades em suas particularidades mais necessárias.

Regulamento

Corpo Docente

Professor Contato Currículo Lattes
Prof. Filipe Matos de Souza filipe.souza@fva.edu.br Currículo
Prof. Gabriel R. de Sousa gabriel.sousa@fva.edu.br Currículo
Prof. Gilberto Monteiro Darosi gilberto.darosi@fva.edu.br Currículo
Prof. Gustavo de Oliveira gustavo.oliveira@fva.edu.br Currículo
Prof. Iruan Teixeira iruan@fva.edu.br Currículo
Prof. Joni Luiz T. dos Santos joni.triches@fva.edu.br Currículo
Prof. José Orion Bonnoto jose.bonotto@fva.edu.br Currículo
Prof. Lucas Porto Santos lucas.santos@fva.edu.br Currículo
Prof. Mozart Maragno mozart.maragno@fva.edu.br Currículo
Profª. Paula Barbosa Schreck paula.barbosa@fva.edu.br Currículo
Prof. Pedro de O. Casagrande pedro.casagrande@fva.edu.br Currículo
Profª. Pricila Cardoso Borba pricila.borba@fva.edu.br Currículo
Prof. Rodrigo Batalha Silva rodrigo.silva@fva.edu.br Currículo
Prof. Rogério H. Gonçalves rogerio.goncalves@fva.edu.br Currículo
Prof. Sayron Gil Q. Elias sayron.elias@fva.edu.br Currículo
Profª. Sibeli C. B. Machado sibeli.machado@fva.edu.br Currículo

Manual do Docente

Plano de Carreira

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Professor Esp. Joni Luiz Trichês, Profissional de Educação Física, Coordenador do Curso e Presidente do NDE.
Professor Me. Gustavo de Oliveira, Profissional de Educação Física e professor do Curso de Educação Física (Licenciatura).
Professor Me. Iruan Teixeira, Profissional de Educação Física e professor do Curso de Educação Física (Licenciatura).
Professor Me. Mozart Maragno, Profissional de Educação Física e professor do Curso de Educação Física (Licenciatura).
Professor Me. Gilberto Monteiro Darosi, Administrador e professor do Curso de Educação Física (Licenciatura).

Regulamento

Colegiado do Curso

Professor Esp. Joni Luiz Trichês dos Santos, Profissional de Educação Física, Coordenador do Curso e Presidente do Colegiado.
Professor Me. Bruno Pieri, Nutricionista e professor do Curso de Educação Física (Licenciatura).
Professor Me. Iruan Teixeira, Profissional de Educação Física e professor do Curso de Educação Física (Licenciatura).
Professora Me. Sibeli Cardoso Borba Machado, Historiadora e professora do Curso de Educação Física (Licenciatura)).
Monique Silva de Souza, Secretária Acadêmica da IES.

Regulamento

COORDENADOR

                 Prof. Ms. Joni Luiz Trichês dos Santos
E-mail: edu.fisica@fva.com.br
Telefone: (48) 3527.0130
 

COORDENADOR ADJUNTO

                 Prof. Esp. Iruan Teixeira
E-mail: edu.fisica@fva.com.br
Telefone: (48) 3527.0130

  Atualizado em 14/11/2018

Portarias

PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO: Portaria n°. 260 de 13 de Julho de 2011, publicada no DOU em 14 de Julho de 2011. PORTARIA DE RECONHECIMENTO: Portaria nº 821, de 29 de Outubro de 2015, publicada no DOU em 5 de Novembro de 2015. PORTARIA DE MUDANÇA DE ENDEREÇO: Portaria n°. 640, de 29 de novembro de 2013.

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Projetos do Curso

Semana Acadêmica dos Cursos de Educação Física

Jogos Intercursos

Regulamento do Complexo Esportivo

Regulamento dos Laboratórios (Saúde)

Calendário Acadêmico

Calendário Acadêmico - 2017
  1. Nível de EnsinoGraduação
  2. ModalidadePresencial
  3. TitulaçãoLicenciatura
  4. Duração8 Semestres
  5. ValorR$ 35,00/Crédito