Graduação

Educação Física Licenciatura

Missão

Habilitar professores de Educação Física crítico-reflexivos e competentes para a práxis pedagógica dos elementos da cultura corporal de movimento, fundamentados no rigor científico, na reflexão filosófica e comprometidos com a transformação social.

Objetivo Geral

Habilitar professores de Educação Física crítico-reflexivos e competentes para a práxis pedagógica das diversas manifestações da cultura corporal de movimento nos diferentes níveis de ensino, fundamentados no rigor científico, na reflexão filosófica e comprometidos com a transformação social.

Objetivos Específicos

  • Promover uma formação em Educação Física tendo como centralidade a práxis pedagógica, pautada na ciência e na reflexão filosófica.
  • Desenvolver um ensino crítico, reflexivo e criativo estimulando uma formação que tenha a prática pedagógica como eixo central da formação, numa perspectiva de ensino-aprendizagem dialético e dialógico;
  • Possibilitar a aquisição de conhecimentos que permitam uma atuação crítico-reflexiva na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, na Educação Especial no Ensino Profissionalizante de forma integrada e interdisciplinar;
  • Estimular o aprendizado da pesquisa e a produção de conhecimento a partir da ação-reflexão-ação no cotidiano escolar, desenvolvendo no futuro professor o hábito constante de compreender sua prática pedagógica e intervir de forma reflexiva;
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;
  • Valorizar as dimensões sociais, éticas e humanistas, desenvolvendo no acadêmico, atitude e valores orientados para a cidadania;
  • Oferecer ao acadêmico o ensino das competências de pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir pedagogicamente;
  • Incentivar o senso de liderança, clareza e objetividade de comunicação verbal e não verbal, na práxis profissional.
  • Desenvolver no acadêmico a capacidade avaliativa habitual, seja, diagnóstica, nos resultados da sua prática ou na auto avaliação, visando o direcionamento e redirecionamento do seu planejamento.
  • Possibilitar a formação de profissionais capazes de intervir como agentes de transformação social na educação, por intermédio da cultura corporal do movimento.
  • Capacitar os acadêmicos para planejar, mediar e avaliar os processos de ensino-aprendizagem (utilizando como meio a cultura corporal do movimento), considerando as capacidades e as limitações dos estudantes, visando a formação, ampliação e o enriquecimento cultural dos estudantes;
  • Garantir a aquisição de conhecimentos (procedimentais, conceituais e atitudinais) que permitam o ensino das diversas manifestações da cultura corporal do movimento.
  • Conhecer e avaliar os efeitos e resultados da prescrição e aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos, estratégias e metodologias para a produção de materiais pedagógicos para apoiar o processo ensino-aprendizagem na Educação Física;
  • Aplicar os recursos da tecnologia da informação buscando diversificar as formas de difusão e interação dos conhecimentos específicos da Educação Física e da Educação Básica e Profissional;
  • Formar professores que reconheçam e difundam a Educação Física como uma disciplina fundamental na formação do estudante e do componente curricular, contribuindo para a construção do projeto político pedagógico e, ainda, buscando estreita interação da cultura corporal de movimento com as demais disciplinas curriculares, favorecendo os projetos interdisciplinares;
  • Formar professores de Educação Física conscientes da importância da formação continuada, permitindo-lhes o acesso a conhecimento atualizado e inovação de sua prática pedagógica;
  • Estimular ações de inclusão, considerando a diversidade dos estudantes e compreendendo assim a inclusão na Educação Física escolar.

Perfil do Egresso

Os Professores de Educação Física devem ser formados para atuar pedagogicamente de forma autônoma, ética, sustentável, crítica e reflexiva, competente e criativa nos diferentes níveis de ensino, fundamentados no rigor científico e na reflexão filosófica, visando a transformação social. Faz parte dessa formação profissional a experiência investigativa, bem como, de reflexão acerca de aspectos políticos e culturais da ação docente.  Para o desenvolvimento deste perfil profissional, o Curso oferecerá possibilidades de apropriação de conhecimentos por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, permitindo ao futuro Professor articular os saberes que definem sua identidade docente a partir de uma atitude críticA-reflexiva. O Curso de Licenciatura em Educação Física da FVA proporcionará ao Egresso as competências e as habilidades que atendam o perfil proposto pela Resolução CNE n° 7/2004. O documento orienta que o Curso deverá assegurar uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. Espera-se que o Professor de Educação Física egresso do curso da FVA tenha como competências e habilidades:
  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais da cultura corporal de movimento, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir pedagogicamente, por meio da cultura corporal de movimento, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade;
  • Planejar, mediar e avaliar os processos de ensino-aprendizagem (utilizando como meio a cultura corporal do movimento), considerando as capacidades e as limitações dos estudantes, visando a formação, ampliação e o enriquecimento cultural dos estudantes;
  • Intervir como agentes de transformação social na educação, por intermédio da cultura corporal do movimento;
  • Conhecer e avaliar os efeitos e resultados da prescrição e aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos, estratégias e metodologias para a produção de materiais pedagógicos para apoiar o processo ensino-aprendizagem na Educação Física;
  • Aplicar os recursos da tecnologia da informação buscando diversificar as formas de difusão e interação dos conhecimentos específicos da Educação Física e da Educação Básica e Profissional;
  • Reconhecer e difundir a Educação Física como uma disciplina fundamental na formação do estudante e do componente curricular, contribuindo para a construção do projeto político pedagógico e, ainda, buscando estreita interação da cultura corporal de movimento com as demais disciplinas curriculares, favorecendo os projetos interdisciplinares;
  • Compreender a importância da formação continuada, permitindo-lhes o acesso a conhecimento atualizado e inovação de sua prática pedagógica;
  • Compreender a importância de ações de inclusão, considerando a diversidade dos estudantes;
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;
  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
Neste sentido, o principal compromisso do Professor Egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física da FVA será de intervir pedagogicamente nos diferentes níveis de ensino, tendo a cultura corporal de movimento como meio e fim dos processos educativos.

Diferenciais

Professores! Esse é o nosso maior diferencial!

O corpo docente é formado por Doutores, Mestres e Especialistas. São profissionais com experiência na área de atuação, jovens e com ideias inovadoras levando aos acadêmicos o conhecimento para se tornarem os melhores profissionais.

Tudo isso aliado ao comprometimento com Educação Física, estando sempre atualizados frente às técnicas aplicadas no campo da Atividade física e Saúde.

Além da Formação e Experiência de nossos professores, encontramos entre o corpo docente:

  • Técnicos de atletas e equipes esportivas campeãs estaduais e nacionais;
  • Professores de cursos de qualificação profissional em academias, congressos, seminários;
  • Árbitros de modalidades esportivas a nível nacional;
  • Atletas e ex-atletas de nível nacional e internacional em diversas modalidades esportivas;
  • Professores em outras instituições públicas;
  • Orientadores de trabalhos científicos.

Além disso, o Curso oportuniza visitas técnicas a grandes centros de atividade física da Região, a eventos voltados ao desporto de alto rendimento, a centros especializados em avaliação e prescrição de exercícios, congressos e seminários da área, entre outras oportunidades.

Âmbito Profissional

A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas. De acordo com a Resolução n° 1 de fevereiro de 2002 e pela Resolução CNE/CES nº 7, de 31 de março de 2004, os profissionais Licenciados em Educação Física estão habilitados para atuarem no âmbito escolar, nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, portanto para a atuação específica e especializada com a componente curricular de Educação Física.

Matrizes Curriculares

Matriz Curricular 2014/1
Matriz Curricular 2017/1

Estágio Curricular Supervisionado

A base legal que fundamenta, em caráter geral, o Estágio dos estudantes de Cursos Superiores é o Decreto nº 87.497 de 18/08/1982 (alterado pelo Decreto 2.080 de 6/ 11/1996). Esse Decreto regulamenta a Lei nº 6.494 de 07/12/ 1977 (alterado pela Lei nº 8.859 de 23/3/1994). Tem-se, ainda, a Resolução nº 07 de 31/03/2004, do Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, e também a Notificação Recomendatória nº 741/2002 do Procurador-Geral do Trabalho. É uma atividade curricular desempenhada pelo acadêmico, e tem relação direta com a sua formação acadêmica e se constitui em instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano, propiciando a complementação do Ensino e aprendizagem aos acadêmicos regularmente matriculados com frequência normal às aulas. Com a definição pelo CNE de mecanismos reguladores específicos para os Cursos de Licenciatura, Resolução nº 02/2002, o campo de Estágio dos estudantes desse Curso ficou reservado às Escolas de Educação Básica.

Carga Horária Prevista

O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física tem 405 horas ou 486 h/a e está dividido em quatro 4 (quatro) etapas:
  • Estágio Curricular Supervisionado I – ministrado no 5º semestre, com carga total de 108 h/a, sendo 18 horas/aula em sala de aula presencial e 90 horas/aula na Entidade que será desenvolvido o Estágio (em campo), com as devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Teoria e Metodologia do da Educação Física no Ensino Infantil.
  • Estágio Curricular Supervisionado II – ministrado no 6º semestre, com carga horária total de 162 horas/aula, sendo que 18 horas/aula serão presenciais e 144 horas/aula desenvolvidas na Entidade conveniada, com devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Teoria e Metodologia do da Educação Física no Ensino Fundamental.
  • Estágio Curricular Supervisionado III – ministrado no 7º semestre, com carga total de 126 h/a, sendo 18 horas/aula em sala de aula presencial e 108 horas/aula na Entidade que será desenvolvido o Estágio (em campo), com as devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Teoria e Metodologia do da Educação Física no Ensino Médio.
  • Estágio Curricular Supervisionado IV - ministrado no 8º semestre, com carga total de 90 horas/aula, sendo 18 horas/aula presenciais e 72 horas/aula na Entidade conveniada, com as devidas orientações da Coordenação e Supervisão Docente. Faz-se necessário para matrícula no referido Estágio, que o (a) acadêmico (a) tenha cursado a disciplina de Teoria e Metodologia do da Educação Física na Educação Especial.

Regulamentos e Modelos

Regulamento | Estágio Curricular Supervisionado

Modelo de Relatório de Estágio

Cartilha do Estagiário

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é oferecido como disciplina curricular com carga horária de 144 h/a (120h), nos últimos dois semestres do Curso. Este trabalho tem por objetivo demonstrar as habilidades e competências acadêmicas desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica. Significa a síntese da incorporação e produção de conhecimentos internalizados e vividos na articulação teoria-prática. O Estágio Curricular Supervisionado, bem como o Trabalho de Conclusão de Curso, são consagrados como requisito indispensável para a habilitação e qualificação do profissional serão realizados pelo acadêmico, no decorrer do curso, sob a supervisão de um (a) professor (a)  orientador (a) designado, tendo seu Regulamento definido pelo Colegiado do Curso, com base na legislação vigente e no documento norteador “Manual de Estágio Curricular Supervisionado” e “Manual do Trabalho de Conclusão de Curso” anexo ao Projeto Pedagógico do Curso, os quais estão em consonância com o Projeto Político Pedagógico Institucional.

Regulamento

Modelo de TCC I

Modelo TCC I

Modelo de TCC II

Modelo TCC II

Atividades Complementares

A Carga total das Atividades Complementares definidas por 200h no Projeto Pedagógico do Curso, atende a Legislação vigente e em conformidade com o PDI Institucional, funcionando como estratégia de flexibilização do Currículo. As Atividades Complementares buscam despertar no acadêmico o sentimento de autonomia, responsabilidade e participação em sua própria formação, sem deixá-lo desamparado quanto à realização da busca por tais Atividades, mantendo a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, que poderão ocorrer dentro e fora dos muros da Faculdade.
  • Atividades de Ensino: Palestras, Seminários, Cursos, Oficinas, Semanas acadêmicas, Projetos, etc;
  • Atividades de Pesquisa: Trabalhos de Iniciação Científica, horas concedidas a Elaboração e Publicação de Comunicação Oral e Escrita em jornais, meios eletrônicos, TV e rádio, entre outras;
  • Atividades de Extensão: Cursos promovidos pela FVA ou em outras Instituições, Feiras, Congressos, Simpósios, Expedições Científicas, Atividades Culturais, Estágios Extracurriculares nas Empresas;
O Curso de Graduação em Educação Física (Licenciatura), deverá oportunizar essas Atividades Complementares criando mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo acadêmico, por meio de estudos e práticas independentes presenciais, a saber: monitorias e estágios; programas de iniciação científica; programas de extensão; estudos complementares e cursos realizados em outras áreas afins, oportunizando ao estudante vivenciar situações reais pertinentes ao exercício profissional, evidenciando a relação entre os postulados teóricos e o contexto do trabalho. O cumprimento das horas e das atividades estão em consonância com o Projeto Político Pedagógico Institucional da FVA. No quadro das Atividades Complementares, anexo ao PPC do Curso, apresentam-se sugestões de oportunidades ao acadêmico de inteirar-se com mais profundidade em assuntos pertinentes à sociedade, atingindo as mais diversas comunidades em suas particularidades mais necessárias.

Regulamento

Corpo Docente

Professor Contato Currículo Lattes
Prof. Dr. Bruno Pieri bruno.pieri@fva.com.br
Prof. Me. Gustavo de Oliveira gustavo.oliveira@fva.com.br
Prof. Esp. Iruan Teixeira iruan.teixeira@fva.com.br
Prof. Esp. Lucas Jorge Silva gustavo.oliveira@fva.com.br
Prof. Me. Joni Luiz Trichês dos Santos joni.triches@fva.com.br
Prof. José Antônio Tiscoski da Silva jose.tiscoski@fva.com.br
Prof. José Orion Bonotto  jose.bonotto@fva.com.br
Prof. Me. Mozart Maragno mozart.maragno@fva.com.br
Profª. Esp. Patrícia Vieira patricia.vieira@fva.com.br
Profª. Esp. Camila Rodrigues camila.rodrigues@fva.com.br
Prof. Dr. Robson Pacheco robson.pacheco@fva.com.br
Prof. Me. Rodrigo Batalha da Silva rodrigo.silva@fva.com.br
Prof. Esp. Rogério Henrique Gonçalves   rogerio.goncalves@fva.com.br
Profª. Ms. Vanise Ferreira Viero vanise.viero@fva.com.br
Profª. Ms. Sibeli Borba sibeli.machado@fva.com.br
Profª. Drª. Daniela de Conti daniela.conti@fva.com.br
Profª. Drª. Alexandra Vinholes alexandra.vinholes@fva.com.br
Profª. Drª. Scherolin de Oliveira Marques scherolin.marques@fva.com.br
Profª. Ms. Alcionéia Nahir de Almeida Scremin alcioneia.scremin@fva.com.br
Prof. Ms. Filipe Matos de Souza filipe.matos@fva.com.br
Prof. Gabriel Renaldo De Souza gabriel.souza@fva.com.br
Profª. Ms. Jéssika Aparecida Jesus Vieira jessika.vieira@fva.com.br
Prof. Dr. Joni Marcio de Farias joni.farias@fva.com.br
Profª. Ms. Nívea Dias do Canto Teixeira enfermagem@fva.com.br
Profª. Ms. Renata Brito Pereira renata.pereira@fva.com.br
Prof.  Ms. Rodrigo Costa Zeferino rodrigo.zeferino@fva.com.br
Profª. Drª. Sabrina da Silva sabrina.silva@fva.com.br

Manual do Docente

Plano de Carreira

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Professor Esp. Joni Luiz Trichês, Profissional de Educação Física, Coordenador do Curso e Presidente do NDE.
Professor Me. Gustavo de Oliveira, Profissional de Educação Física e professor do Curso de Educação Física (Licenciatura).
Professor Me. Iruan Teixeira, Profissional de Educação Física e professor do Curso de Educação Física (Licenciatura).
Professor Me. Mozart Maragno, Profissional de Educação Física e professor do Curso de Educação Física (Licenciatura).
Professor Me. Gilberto Monteiro Darosi, Administrador e professor do Curso de Educação Física (Licenciatura).

Regulamento

Colegiado do Curso

Professor Esp. Joni Luiz Trichês dos Santos, Profissional de Educação Física, Coordenador do Curso e Presidente do Colegiado.
Professor Me. Bruno Pieri, Nutricionista e professor do Curso de Educação Física (Licenciatura).
Professor Me. Iruan Teixeira, Profissional de Educação Física e professor do Curso de Educação Física (Licenciatura).
Professora Me. Sibeli Cardoso Borba Machado, Historiadora e professora do Curso de Educação Física (Licenciatura)).
Monique Silva de Souza, Secretária Acadêmica da IES.

Regulamento


  Atualizado em 28/11/2018

COORDENADOR

                 Prof. Ms. Joni Luiz Trichês dos Santos
E-mail: edu.fisica@fva.com.br
Telefone: (48) 3527.0130

COORDENADORA ADJUNTA

                 Prof. Ms. Vanise Ferreira Viero
E-mail: vanise.viero@fva.com.br
Telefone: (48) 3527.0130

  Atualizado em 16/11/2018

Portarias

  • PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO: Portaria n°. 260 de 13 de Julho de 2011, publicada no DOU em 14 de Julho de 2011.
  • PORTARIA DE RECONHECIMENTO: Portaria nº 821, de 29 de Outubro de 2015, publicada no DOU em 5 de Novembro de 2015.
  • PORTARIA DE MUDANÇA DE ENDEREÇO: Portaria n°. 640, de 29 de novembro de 2013.

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Projetos do Curso

Semana Acadêmica dos Cursos de Educação Física

Jogos Intercursos

Regimentos e Regulamentos

Regulamento | Complexo Esportivo

Regimento Interno | Laboratórios de Saúde


  Atualizado em 19/09/2018
  1. Nível de EnsinoGraduação
  2. ModalidadePresencial
  3. TitulaçãoLicenciatura
  4. Duração8 Semestres
  5. ValorR$ 35,00/Crédito