Pós-Graduação

Especialização em Treinamento Funcional e Personal Training

O Treinamento Funcional refere-se a um conceito de preparação física, que tem por objetivo, conectar a funcionalidade dos movimentos ou atividades praticadas ao aprimorando da capacidade funcional do indivíduo, nas atividades já executadas em seu cotidiano.

A compreensão sobre as aplicações corretas desta técnica, aliadas aos conceitos fundamentais para a realização de um atendimento personalizado de excelência, oferecem ao profissional, ferramentas diferenciadas para a orientação segura e de qualidade, além de oferecer subsídios para a busca de inovação e dinamismo que os clientes buscam ao procurar por um atendimento personalizado.

O Curso de Pós-Graduação em Treinamento Funcional e Personal Training da Faculdade do Vale do Araranguá, oferece ao participante o conhecimento sobre as principais técnicas referentes a aplicação do Treinamento Funcional a partir do atendimento personalizado, sua aplicabilidade em espaços alternativos e a diferentes públicos, demonstrando ainda, as diferenças desse método de treinamento em comparação com outros.

Capacitar o profissional a atuar a partir de um atendimento individualizado, utilizando-se das técnicas do Treinamento Funcional como ferramentas de intervenção para promoção, prevenção e reabilitação de saúde, dotando-o de alta qualidade técnico–científica para a atuação no mercado de trabalho.

Acadêmicos e graduados em Educação Física.
MÓDULO I - PERSONAL TRAINING

 Gestão de Negócios e Marketing Pessoal – 36h

  • Empreendedorismo individual;
  • Gestão de Carreira;
  • Marketing Pessoal e Empresarial;
  • Intervenção Ética e Mercado de trabalho;
  • Atendimento ao cliente;
  • Atendimento Personalizado x Atendimento em grupos;
  • Princípios básicos para gestão de academias e estúdios.
  MÓDULO II - TREINAMENTO FUNCIONAL  

 Princípios Gerais do Treinamento Funcional – 36h

  • Histórico do Treinamento Funcional;
  • Princípios básicos do Treinamento Funcional;
  • Possibilidades de aplicação do Treinamento Funcional;
  • Treinamento Funcional x Treinamento Tradicional;
  • Tópico Especial: Nutrição Funcional e Flexibilidade e Alongamento.

Aspectos Fundamentais do Treinamento do CORE – 36h

  • Conceitos básicos do Treinamento do CORE;
  • Objetivos do Treinamento do CORE;
  • Estabilização e fortalecimento do CORE;
  • Aprofundamento no Treinamento do CORE.

 Bases para a Aplicação do Treinamento Funcional – 72h

  • Anatomia Funcional;
  • Fundamentos de Cinesiologia e Biomecânica aplicados aos exercícios funcionais;
  • Periodização aplicada ao treinamento funcional;
  • Aprendizagem e desenvolvimento Motor;
  • Métodos de Avaliação Física Funcional e indicadores de desempenho;
  • Modelos/Sistemas/Métodos de aplicação do Treinamento Funcional.

Orientação e Prescrição de Exercícios Funcionais – 156h

  • Aspectos gerais de Prescrição e Orientação de Exercícios funcionais;
  • Treinamento Funcional Suspenso;
  • Treinamento Funcional Aplicado aos Esportes;
  • Treinamento Funcional Aplicado aos Grupos Especiais;
  • Treinamento Funcional Aplicado à Terceira Idade;
  • Treinamento Funcional Aplicado à Performance Motora;
  • Treinamento Funcional Aplicado à Prevenção e Promoção de Saúde;
  • Treinamento Funcional Aplicado à Reabilitação;
  • Tópico Especial: Hiit e Crossfit.
   MÓDULO III - FORMAÇÃO GERAL

 Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica – 60h

  • O Método Científico;
  • Paradigmas de pesquisa e produção do conhecimento: as bases epistemológicas da aprendizagem;
  • Pesquisa Científica: características e classificação, formulação do problema, elaboração de hipóteses, definição de variáveis, coleta de dados, análise dos dados, verificação das hipóteses, solução do problema, documentação e divulgação;
  • Elaboração de projetos de pesquisa e trabalhos técnicos/científicos;
  • Normas da ABNT.

Metodologia da Docência no Ensino Superior – 24h

  • Desafios da Docência Universitária no Contexto Atual;
  • Os Saberes da Docência no Ensino Superior;
  • Organização do Trabalho Docente no Ensino Superior: Processo Didático e Aula Universitária; Possibilidades Didáticas de Organização dos Planos, Projetos de Ensino no Paradigma Emergente e as Metodologias Didáticas na Aula Universitária;
  • Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem: Concepções Teóricas e Instrumentos Avaliativos.
 -- Prof. Ms. Joni Luiz Trichês dos Santos
E-mail: edu.fisica@fva.com.br
Telefone: (48) 3527.0130

  Atualizado em 30/11/2018
  1. Nível de EnsinoPós-Graduação
  2. ModalidadePresencial
  3. TitulaçãoEspecialização
  4. Duração420 Horas