Histórico

Sem exploração, ganância, onde o homem não seja mais lixo do capital. Sem mentiras públicas e oficializadas, onde os indivíduos possam “ser” e “viver”. Sociedade onde o ser humano dê sustentabilidade à vida. A partir deste conceito emergem a Missão, a Visão e os Valores da Instituição de Ensino Superior Faculdades Futurão, cujo fundamento origina-se em sua capacidade de gerar e difundir o saber.

A proposta de criação da Faculdades Futurão emerge do sonho da educadora Nívea Simonete Lummertz Jones Oliveira, proprietária e diretora do Grupo Educacional Futurão que agrupa Colégio (1991), Escola Técnica (2004) e Faculdades Futurão (2009).

A experiência e atitude empreendedora da educadora, juntamente com o compromisso e competência destinados ao papel de educar, fizeram com que novos projetos pudessem ser incorporados na identidade institucional. A primeira Escola Técnica de Araranguá fora implementada pelo conhecimento das necessidades regionais, fato este que já demonstrara o esforço pessoal, a luta e coragem de formar cidadãos qualificados para o mercado de trabalho.

Pensar a formação do profissional cidadão exigiu, pois, um repensar sobre as práticas das Instituições de Ensino, sobre as ações do Ensinar, sobre um real existente e percebido e um ideal como anseio e, esta constatação fora como um fio condutor para a construção de mais um marco conceitual, a idealização da Faculdades Futurão, com inerências de um agir existencial, antropológico, e socialmente vivificante: transformador.

A estruturação do projeto de implantação da Instituição de Ensino Superior embasa-se mediante a necessidade que se tem em atender um fazer pedagógico atento ao cenário da contemporaneidade, que traz como resultado a compreensão do Ensino como referência de vida. Um projeto ainda em construção, mas que possui seu princípio no ano de 2008, período este de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional, como também, da solicitação e trâmites legais para credenciamento da Instituição de Ensino.

No ano de 2009, fez-se necessária estruturação física do espaço onde seria instalada a Faculdades Futurão. As estruturas potenciais foram erguidas sobre um antigo clube da cidade de Araranguá (Tênis Clube), ganhando novas dimensões e reformas materiais, mas sem esquecimento de contemplar o quanto as vivências de lazer e aprendizado foram significativas para a comunidade. Partindo dessa premissa, denomina-se o espaço reestruturado de Univida – Unidade do bem estar e da qualidade de vida. Logo, as experiências antigas foram vinculadas a continuidade, inserindo a comunidade na busca por novas oportunidades de conhecimento, lazer e desenvolvimento pessoal.

O projeto de implantação da Faculdades Futurão teve sua aprovação no dia 25/05/2011, credenciando a Instituição de Ensino a ser a primeira Faculdade genuinamente araranguaense, com princípios e finalidades traçadas com características locais e regionais. Legalizava-se, assim, seus atos didáticos pedagógicos, cujo processo requereu planejamento de Cursos que pudessem contemplar a necessidade e demanda da região.

Os primeiros Cursos de Graduação ofertados pela Faculdades Futurão foram o Curso de Bacharelado em Educação Física, o Curso de Licenciatura em Educação Física e o Curso de Farmácia. O planejamento dos mesmos esteve atrelado a demanda no mercado de trabalho por profissionais de Farmácia, como também, o seguimento que se dava as atividades propostas no espaço físico utilizado para as instalações da Faculdades Futurão.

No ano de 2013, mediante pesquisas de mercado e capacidade inovadora, a então Faculdades Futurão passa a ser chamada Faculdade do Vale do AraranguáFVA. A nova denominação vem ao encontro dos objetivos propostos pela atual Instituição, firmando seus laços regionais e seu compromisso social. O nome Faculdade do Vale do Araranguá passa a ser utilizado a partir do segundo semestre de 2013, sendo muito bem aceito pelos colaboradores e envolvidos com o processo educacional.

Evidencia-se uma nova etapa para a IES, em que Cursos de Graduação e Especialização são planejados, objetivando qualificação de profissionais que atendam cada vez mais o mercado de trabalho e contribuam para o desenvolvimento local e regional.

Atualmente, a Faculdade do Vale Araranguá possui turmas em todos os Cursos aprovados, abrangendo estudantes de toda a região da Amesc e municípios contíguos.

Neste contexto de ações inovadoras confirma-se o compromisso social da Instituição, que pauta sua proposta pedagógica e administrativa em revelar sua produção de conhecimento de alto valor a um maior número de indivíduos possível.

Ensino, Pesquisa e Extensão assumem a concepção de Instituição Educacional que se quer, socializando o conhecimento produzido em vista ao benefício social. Convênios e parcerias são firmados, elencando 35 Cursos de Extensão elaborados no ano de 2012.

Deste modo, a Faculdade do Vale do Araranguá tem inspirado seus acadêmicos para aquisição de novas competências, favorecendo o desenvolvimento de suas potencialidades, tanto para o trabalho individual quanto coletivo. Novos Cursos de Graduação e Especialização são planejados, cujo objetivo dar-se-á na qualificação de profissionais que atendam cada vez mais o mercado de trabalho e contribuam para o desenvolvimento local e regional.