24/04/2018

Praça Viva movimenta o Domingo em Sombrio

Promovendo a Saúde e o Bem Estar

No último Domingo (22), o município de Sombrio recebeu mais uma edição do projeto Praça Viva, iniciativa da Faculdade do Araranguá que visa promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida por meio de atividades esportivas e recreativas – estimulando a comunidade na apropriação e manutenção dos espaços públicos como ambientes de convivência. O projeto, inicialmente concebido dentro do curso de Graduação em Educação Física da FVA , hoje concentra também acadêmicos da Graduação em Enfermagem e firma-se como uma importante ação de pesquisa e extensão.

Para todas as idades

Em Sombrio, o público presente junto à Praça da Matriz Santo Antônio de Pádua pode participar de muitas atividades, sob orientação atenta dos acadêmicos da FVA. Jogos recreativos, slackline, circuito funcional e demonstração de Artes Marciais empolgaram as famílias que se reuniram no espaço. Na ocasião, a Secretaria de Esducação, Esporte e Cultura promoveu o evento Rock na Praça, que contribui para a intensa movimentação da tarde.

Pesquisa em Saúde e Prevenção

O grupo de alunos da 3ª Fase da Graduação em Enfermagem, também presente no evento, interagiu diretamente com a população, promovendo uma pesquisa sobre o número de portadores de doenças como diabetes, hipertensão arterial, doenças osteomusculares, obesidade e doenças psicoemocionais. Segundo a Coordenadora do curso, Nívea Dias do Canto, a coleta de dados integra o planejamento desenvolvido na disciplina de Atividade Integrada da Pesquisa III.

A Faculdade do Vale do Araranguá agradece a calorosa acolhida do povo sombriense, a dedicação de seus acadêmicos e docentes e espera poder estar cada vez mais participativa, desenvolvendo novos projetos junto à comunidade. A próxima edição do projeto Praça Viva acontece no dia 07 de Julho, em meio às comemorações da 27ª Festa do Peixe, em Balneário Arroio do Silva.